Se para questões de saúde, você procura um médico, a quem você procura para questões financeiras?

Blog

Um banco? Um agente de investimento? Uma instituição financeira que aparece em comerciais sobre empréstimo pessoal ou consignado?  Google?  Se quando você está com algum problema de saúde, você vai a uma consulta médica, passa por um questionamento sobre seus sintomas e muitas vezes exames, por que não faz o mesmo quanto a suas finanças?

Um consultor financeiro tem exatamente esse papael de diagnosticar e traçar soluções para todos os seus problemas, falhas, ganhos, gastos e planos em relação as suas finanças. Empréstimos pessoais ou consignados muitas vezes cobrem um buraco e descobrem outros três futuros. “Então nunca devo pegar um empréstimo pessoal ou consignado?”
Pode, desde que tenha folêgo para pagar ele mensalmente depois, tenha pesquisado taxas e até mesmo outras alternativas de crédito que podem ser muito mais viáveis para você. Não tem tempo ou uma fonte confiável para isso? Um consultor financeiro terá.

“ Tenho relacionamento com meu banco há anos, então sempre procuro o gerente da minha conta”. Ótimo que tenha um bom relacionamento com seu banco e use isso como uma opção, pois acredite, existem bancos com os quais você nunca teve relacionamento e que muitas vezes baixam taxas para ganhar espaço no mercado. E entenda que todos os gerentes, supervisores, vendedores de uma única financeira tem metas para bater e manterem seus empregos, então nem sempre aquele produto ou financeira vai ser melhor para você ( pode ser que tenha sido para o seu vizinho, que estava em uma situação totalmente diferente da sua). Como saber se aquele produto é bom ou não para você? Pesquise, compare, faça contas e se não tiver como fazer isso, tenha um consultor financeiro.

“Mas eu queria mesmo era começar a investir”. Ótimo, excelente pensamento,  desde que tenha disciplina para isso, não esteja pagando um empréstimo cujos juros que são o dobro dos seus rendimentos, ou um parcelamento de cartão que pode ser dez vezes maior do que seus invesitmentos rendem. Além disso, tenha certeza de que terá a disciplina de todo mês investir e não cair na tentação de usar o valor. Se você se encaixa em qualquer uma dessas situações, procure um consultor financeiro, faça todo um planejamento para investir pro resto da vida, não só de forma passageira até seu próximo sonho de consumo.

Ao procurar um consultor financeiro certifique-se de que ele perguntará todos os seus custos, ganhos e principalmente planos. Além disso, que ele faça um trabalho que possa te direcionar tanto em crédito com opções de produtos e financeiras, se necessário, como também com investimentos, com opções de corretoras. Já tivemos clientes que queriam um financiamento, mas com perfil para consórcio. Já tivemos clientes que queriam um consórcio, porém o perfil era de investimento. Clientes que tinham que pagar um imóvel na planta, e em vez de tirar todas as economias dos investimentos, foi mais viável um financiamento imobiliário pela taxa sair mais baixa do que seus rendimentos.

 Cada pessoa tem um certo salário, gasto, necessidade e plano, portanto tudo isso merece uma consultoria para descobrir o que deve ser feito para ser financeiramente saúdavel. Ter um consultor financeiro não só vai te evitar que tenha algumas dores de cabeça, como também te trazer conhecimento e além de tudo,  vai te poupar um bom tempo e dinheiro.

Tags:
WhatsApp WhatsApp
TOPO