Como não cair em um golpe de consórcio? ( Parte II)

Blog

Após ler nosso primeiro artigo sobre como pesquisar a pessoa ou empresa que você está comprando o consórcio, agora você entenderá algumas técnicas de venda que acabam sendo usadas, infelizmente, para iludir ou até mesmo enganar alguns clientes quanto a contemplação.

Promessa de contemplação

Não necessariamente o vendedor vai dizer “eu te prometo que vai contemplar”, podem ser usadas outras frases como “ tenho certeza que sai em tal mês”, “você ofertando x valor, contempla”, “É garantido que sai até tal data”, “Ninguém está ofertando um lance tal alto como o seu”, entre muitas outras que dão a ideia de que você será contemplado em curtissimo prazo ou até mesmo em uma data determinada. Consórcio é um sistema que deve ter o crédito liberado por sorteio ou/ e por lance de acordo com o saldo do grupo durante sua vigência, ou em seu término para aqueles que não sairam por sorteio ou lance.

Sorteio é sorte, se um vendedor te passa uma data ou prazo pra você ter um crédito por sorteio, essa vai ser a pior das formas de promessa de contemplação. O sorteio vai ser entre você e todos os participantes do grupo que você está. Existem grupos com 10.000, 2.000, 900, 200 pessoas dependendo da administradora. Podem haver grupos que já estão em andamento e muitas pessoas já foram contempladas, e sua concorrência vai ser menor, mas mesmo assim, é sorte. Se tiver você e mais 10 pessoas ainda não contempladas, é um sorteio, sendo assim, sorte. Por lei e com a fiscalização do Banco Central, não há como manipular sorteio do consórcio.

Mas e o lance? Não tem como garantir? Não. Algumas administradoras tem um sistema em que é possível ver as assembleias anteriores, mostrando as cotas que foram contempladas por sorteio e por lance. No sistema dessas administradoras também é possível ver os percentuais de lance vencedores das últimas assembleias. Se o vendedor te falar “eu tenho acesso aos grupos e seu lance é um lance vencedor”, peça para ele fazer login na sua frente e mostrar o grupo no sistema.

E mesmo assim, as vezes você pode ver que os últimos contemplados ofertaram, por exemplo, 35%, 40%, e o seu lance é de 45%, o que é muito bom, mas nada impede que entrem outras pessoas com lances iguais ou maiores que o seu, ou ainda alguém que já estava no grupo comece a ofertar um lance maior. Esse histórico de lances serve apenas para te dar um ideia, e colocar você em um grupo em que os lances sejam mais próximos do seu para que tenha mais chances, mas nem esse histórico garante sua contemplação em um determinado prazo ou data devido aos motivos acima.

“Mas me disseram que eu entrei em um grupo que tem investidores que não ofertam lance”, isso é conversa. Bem, somente se o seu vendedor comprovar que conhece todos os participantes daquele grupo e que nenhum deles tem ou vai ter interesse em ofertar lance. Entende porque digo que é conversa? Além dessas, existem muitas outras “técnicas” ou omissão de informações que prejudicam o cliente e que vamos abordar em outros artigos.

Consórcio é excelente para quem não tem prazo para adquirir um bem, para quem não tem aprovação de jeito nenhum em financiamento e entende o risco de não contemplar no tempo esperado, ou até mesmo para quem olha pra trás e vê que não conseguiu guardar ou investir dinheiro por falta de disciplina e quer um dia ter um patrimônio. Consórcio é bom, desde que seja vendido com boa intenção e transparência.

Se quer saber mais ou tem dúvidas sobre alguma informação passada, continue acompanhando nosso blog e nossa página no instagram @cosultoria520_ .

WhatsApp WhatsApp
TOPO